top of page

Desenvolvimento Local e Comunitário

O Núcleo de Desenvolvimento Local Comunitário visa a fomentar o desenvolvimento integrado e sustentável das comunidades assessoradas pelo Campo, a partir da visão dos centros comunitários como pólo de irradiação de iniciativas, ações e intervenções que conduzam à modificação da realidade local e à melhoria da qualidade de vida dos moradores.

No eixo da formação profissional, o núcleo trabalha com a capacitação do cidadão, permitindo que ele participe em condições mais favoráveis da disputa no mercado de trabalho, e incentiva os grupos populares a buscar a autogestão, no sentido comunitário e participativo, e a auto-sustentação, no sentido de garantir a sua continuidade e independência.

A equipe do Núcleo de Desenvolvimento Local Comunitário é formada por profissionais de diversas áreas, que atuam nas seguintes frentes: administração, capacitação e pedagogia, gestão e dimensão comunitária, articulação, mercado de trabalho e cooperativismo. A concretização das metas de cada área está a cargo da competência de um assessor especialista/consultor.

Capacitação Profissional

A Formação Profissional proposta pelo Campo visa à capacitação do cidadão, para permitir que ele participe em condições mais favoráveis da disputa no mercado de trabalho. Além de incentivar os grupos populares a buscar a autogestão, no sentido comunitário e participativo, e a autossustentação, no sentido de garantir a sua continuidade e independência.

Atualmente, o Campo assessora oito Centros Comunitários de Formação Profissional (CCFPs) que interagem na Rede de Centros de Formação Profissional do Grande Rio – também assessorado pelo Campo – criado em 1997.

O objetivo da assessoria, no âmbito da Formação Profissional, é permitir que os grupos populares possam promover a transformação social com qualidade pedagógica, pautada por uma Pedagogia Empreendedora e Criativa, tornando os Centros Comunitários de Formação Profissional empreendimentos reconhecidos como atores na luta por uma educação de qualidade contando com a participação ativa dos profissionais da própria comunidade.

Geração de Trabalho e Renda

O objetivo do Campo na área de Geração de Trabalho e Renda é produzir mecanismos e oportunidades que possam melhorar ou criar trabalho e aumentar em termos absolutos, a renda familiar de moradores de comunidades carentes, promovendo ou viabilizando o acesso ao trabalho, através de empreendimentos solidários e autônomos.

Dentro desse mesmo objetivo criou em 2011 o CCE – Centro Comunitário de Emprego – iniciativa pioneira que tem como missão realizar a articulação entre as vagas disponíveis e a demanda por vagas nas comunidades do entorno dos centros comunitários que integram a Rede Campo, proporcionando aos moradores do Rio de Janeiro e de São Gonçalo a sua inclusão no mundo do trabalho.

bottom of page